Após ter tido o nome negativado, o consumidor “limpou o seu nome” quitando as dívidas existentes, mas aí surge uma grande preocupação que afeta muitos consumidores: mesmo após pagar as dívidas o score não sobe. Você sabe o porquê isso acontece?
Pagar as contas é dever de todos os consumidores, o histórico de bom pagador influencia muito no Score, mas apenas pagar as dívidas não aumenta o score, diversos fatores influenciam, mesmo porque demora um tempo para o mercado voltar a confiar em você se você foi negativado.
Diversos fatores ajudam a aumentar a pontuação, veja quais são eles:
- Atualizar os dados cadastrais no site de proteção ao crédito;
- Limpar seu nome;
- Pagar suas contas em dia;
- Manter o seu cadastro positivo ativo
O Score é basicamente um cálculo matemático, o score é calculado a partir de grupos de pessoas, enquadradas em um perfil selecionado entre idade, profissão, município que calcula a porcentagem deste grupo determinado com perfil semelhante, pagar ou não suas contas em dia no próximo ano (12 meses). Para o resultado, são usadas as informações cadastrais e comportamentais, e também as negativações que aquele consumidor tem no cadastro de proteção ao crédito.
Portanto, para que o consumidor possa melhorar a sua pontuação no Score é preciso passar por um processo de mudança de comportamento financeiro para que o mercado veja o consumidor de forma positiva novamente.
2 Comentários
Diogo, basicamente, o STJ decidiu que a Serasa pode montar o Score da maneira como quiser – desde que os dados estejam corretos, é claro. A questão é que eles são obrigados a justificar o baixo score através do fornecimento dos dados que o compõe. Assim, recomendo que você exija da Serasa a composição do seu score para verificar se o motivo de estar tão baixo é plausível. Apenas aí será possível ver se há o que ser feito ou não.
Olá boa dia, DR eu caso é estou com o nome de minha empresa e o do sócio sem restrição, mas o score da empresa está em 60 pontos, visto que cada compra a prazo que faço os meus fornecedores fazem consultas, eu já argumentei com o serasa sobre isso mas estou sem respostas a desdo inicio do ano. E eu não posso ficar sem comprar pois tenho loja.
Acontece que os encargos por estar com o score baixo é, menor margem de compras, negativas de novos fornecedores e não fornecimento de compra a prazo.
Estou tento que me arrastar no mercado sem poder de articulação comercial.
Eu tenho algo a ser feito neste sentido. Visto que minha empresa não está com restrição e nem o meu nome: 41 998812957 Diogo Izolani